Casos da Semana 1

 
Liceu Nacional de Viseu, Turma D do 4.º ano (actual 8.º) Aula de Português. Lição n.º 48, 7 – 2 – 964. Professor: Simões Gomes.
 
Todos nós soubemos, que as multidões amam deveras os enérgicos e sempre activos polícias. Mas o que alguns não sabem é que esse amor é universal. Em todo o lado, os agentes têm alcunhas e um cacete embirrento, que de vez em quando faz das suas. Pois bem, essa paixão, é já por si enorme, mas imaginemo-la aumentada pelo racismo: um «chui», de pele negra, tentando dominar um grupo de manifestantes segregacionistas. Eu, confesso, não queria estar no seu lugar.
 
O «cuco», deve ter levado uns tantos pontapés, retribuídos por número igual de cacetadas e ainda generosamente agradecidos, por uma série de murros. Foi realmente assim, que sucedeu em Cleveland nos E.U.A.
 
Ele viu-se e desejou-se para meter os civis na ordem. Ora, os últimos manifestavam, por sinal, contra a admissão de estudantes negros, em uma das escolas locais. Calculo o agrado com que eles receberam um polícia daquela cor a barrar lhes o caminho.
 
Entretanto, repórteres, fotógrafos e operadores de cinema focavam a cena e fixavam-na nas chapas dos seus mais ou menos potentes aparelhos de óptica, calmamente de um varandim. Impressionante não acham?
 
Virgílio Azuíl, 13 anos.

Leave a comment